Estimule a atitude dos seus alunos
Professor, você estimula a atitude dos seus alunos?
É comum, quando dou Palestras para
professores e abordo o tema Atitude, estes perguntarem como podem
estimular a atitude dos seus alunos uma vez que são totalmente
dependentes. Eles argumentam que explicam minuciosamente, dão o
passo-a-passo e mesmo assim eles vêm a todo o momento perguntar se está
certo, se estão fazendo direitinho ou se é assim que foi ensinado.
Na sequência pergunto: Mas você explicou
direitinho? E o professor responde que sim. Pergunto também se ele
ensinou o passo-a-passo e novamente me responde que sim.
Nesse momento argumento que com essa
atitude ele está sufocando a possibilidade do aluno ter atitude, pois
com todas essas orientações o aluno “anda” com o passo do professor e
não com o próprio passo.
É
fundamental que o professor estimule a atitude do aluno, e para isso
não é preciso dizer exatamente como a atividade deve ser feita. Ele deve
ter uma margem de liberdade para usar sua criatividade, sua
espontaneidade além de ser uma forma de ele perceber se se apropriou do
que lhe foi ensinado. Ao reproduzir exatamente como o professor indicou
não terá essa oportunidade.
Outra possibilidade de estimular a
autonomia é ao ensinar um tema novo. Normalmente o professor pede
silêncio absoluto e determina que toda a atenção deve estar voltada para
ele.
Atenção é algo que se conquista e não
que se impõe. O fato de o aluno estar olhando para o professor não
significa que ele está prestando atenção. O auditivo, por exemplo, não
precisa olhar para o professor para prestar atenção, e muito menos o
cinestésico. Mas quando o professor exige que todos olhem para si está,
automaticamente, dispersando o auditivo e o cinestésico pois irão
direcionar toda a atenção para a figura do professor e não para o que
ele está falando.
Permitir interação, estimular
questionamentos, pedir que o aluno expresse seu entendimento são
possibilidades de estimular a atitude. Afinal, não é exatamente isso que
queremos desenvolver nos nossos alunos? Nosso objetivo não é formar
alunos formadores de opinião, que saibam se relacionar, que saibam se
fazer entender? Então precisamos permitir que eles ajam com autonomia,
somente assim estaremos estimulando a atitude.
Valor de ser professor!
http://educaja.com.br/