A atmosfera das salas de aula sofreu grandes mudanças nas últimas
décadas e uma delas foi provocada pela grande oferta tecnológica e o
acesso dessa tecnologia pelos alunos.
Por isso a busca por materiais ricos em informação e que prendam a
atenção dos alunos é sempre pauta na conversa de professores que buscam
trazer para sala de aula ferramentas que ofereçam interação e despertem
interesse por parte deles.
A vasta oferta de
games, filmes, apps e todos os aparelhos com alta tecnologia colocam
muitas vezes uma barreira para atividades em sala de aula, quando o
professor busca prender a atenção dos estudantes. O que acontece é
que o uso desses aparelhos se bem direcionados pode resolver essa
lacuna, é que há inúmeras formas de passar conhecimento através
de jogos e materiais destinados para o uso em sala de aula ou em
atividades complementares.
Algumas matérias
escolares ganham mais força com a apresentação de filmes e
documentários que informem detalhadamente as particularidades e
características, como por exemplo ciências ou biologia. O que antes
eram só gravuras em livros ganham vida em vídeos em 3D e jogos que
facilitam o entendimento dos alunos, sendo possível esclarecer
vários temas como boa alimentação, funcionamentos dos órgãos,
nutrição, prevenção de doenças, etc.
Vídeos institucionais
ou de campanhas também têm ótimos resultados, como sobre o impacto
da poluição atmosférica na saúde e na vida das pessoas, feito
pelo Ministério Público do Mato Grosso, o vídeo-aleta “Você
já pensou na nossa atmosfera hoje?”.
Estudos mostram que
alunos que têm oportunidade de acesso a esse materiais demostram
mais entusiasmo durante as aulas e interagem com mais frequência.
Por outro lado, os professores também buscam estarem bem mais
ligados a essas ferramentas para transmitirem para os alunos de forma
clara e consciente e ao mesmo tempo não deixam de aprofundar cada
matéria através dos estudos de conhecidos autores e sua obras.
O desenvolvimento de
softwares para uso em sala de aula deve sempre ser monitorado pelos
docentes e escolhidos conforme à faixa etária de cada classe. Não
há como negar que esse implemento em sala deve ser explorado com
intuito de acrescentar valores aos assuntos dados e discutidos em
sala, sem perder o foco na correta informação e estudo.
Um ganho excessivo na
forma do ensino relacionado com tecnologia foram as línguas
estrangeiras. Com recursos de áudio, vídeo e jogos interativos, o
estudante convive mais com outros idiomas através das várias
possibilidades de estudo, como os audiobooks que chegaram para ficar.
E você, que tipo
de tecnologia utiliza em sala de aula?
Por Roberta Clarissa Leite
Por Roberta Clarissa Leite
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