Esse é um tema muito presente e muito importante, mas nem sempre é considerado como tal.
A tarefa de casa é um estímulo para que o
aluno continue os estudos em casa. É ela que vai dar oportunidade de
ele perceber se ocorreu a aprendizagem do tema ou se ficaram lacunas
que, ao serem superadas nesse momento, promoverão condições para que a
aprendizagem continue a fluir na sequência.
É sabido que o conteúdo das disciplinas é
dividido em blocos e ensinado ao longo dos anos escolares. Não promovem
ligação com as demais disciplinas dando a impressão de que as coisas
acontecem em partes.
É assim que a escola trabalha desde sempre.
Mas, mesmo com este perfil, se ficar alguma lacuna na trajetória, a aprendizagem nos anos seguintes ficará comprometida.
Portanto, é fundamental que a Tarefa de
casa seja encarada com muita responsabilidade, principalmente pela
família, que tem nessa participação a oportunidade de estabelecer sua
parceria com a escola.
Não estou afirmando que a família tem que fazer a tarefa de casa pelo filho(a) e sim com o(a) filho(a).
Sempre tive muitos problemas em relação à
Tarefa de casa quando atuava em sala de aula, pois alguns pais
realizavam a tarefa e pediam para que a(o) filha(o) observasse para ver
como deveria ser feita. Outros, cansados e sem paciência, tornavam o
momento da Tarefa um sofrimento, e outros alegavam a falta de
participação para não atrapalhar e confundir o processo, uma vez que ela
(família) aprendeu de maneira diferente da que o(a) professor(a)
explicou.
Era
a minoria que perguntava o que a(o) filha(o) tinha aprendido, se tinha
entendido tudo ou havia alguma dúvida, se a experiência tinha sido boa,
se gostou do que aprendeu e se sabia onde iria aplicar o que tinha
aprendido. Somente então partiam para a realização da tarefa, tendo um
ambiente preparado para isso, sem televisão ligada, sem celular por
perto, sem outras distrações fazendo com que esse momento se tornasse
agradável e produtivo.
No caso de haver dúvida, primeiramente havia a instigação com perguntas e se a dúvida persistisse havia a explicação.
Essa explicação pode ocorrer de maneira
diferente da realizada pela professora? CLARO QUE SIM! Quanto mais
possibilidade para se chegar ao mesmo resultado, melhor.
A diversidade de linguagens é rica e
fundamental no processo educacional. Não existe uma maneira única de
ensinar. Todos os caminhos são válidos para se chegar à aprendizagem. O
fato de a família explicar de forma diversa só abrirá possibilidades
para que o(a) aluno(a) venha, inclusive, na sequência, se apropriar da
explicação dada pelo(a) professor(a).
Portanto, para que a aprendizagem aconteça é preciso que todos esses segmentos estejam alinhados e em sintonia.
A tarefa de casa é um excelente recurso
para que a família aja em parceria com a escola mostrando, através do
exemplo, que a educação é fundamental na vida do cidadão e que família e
escola em parceria se empenham para o sucesso da aprendizagem da(o)
filha(o).
- Valor de Ser Professor
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